segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Anjos, Eva


46. 

Sou vinho tinto
Púrpura, bordô me banham
Sou maracujá
Excêntrica, ácido me sonham

Sou pão, arroz
E simples fui nascida
Mas o simples cresce
Como flor crescida
Me encontro, regida
Pomba vivida, divertida
Pela lua tão fria
Que é a minha melhor amiga

Amo a tela
Amo a tinta
Cresço em cima
Da palete e vela
Que cheiro perfumado
A baunilha e pétalas vermelhas
E limpas são as veias
Intoxicados em purpurinas
Será que por mim tanto anseias?

in Argila

__________________________

24.

Bom dia, senhor motorista
Leve-me para longe
Arranque suave e acelere pela estrada adentro
Demore uns meses se for preciso
Pelo passado nada lamento
E o que foi, foi
Se é para voltar que volte
Destino nos cruze um dia
Que esse de mim retirou aquela  fobia
Com razão e ilusão de magia

Passeio com meio vestido aberto
Flores claras em branco velho
Deitada na relva
Faço-me rainha da selva
Hoje de manhã
Pouco amarga, ácida
Como maçã
Acordei nesta tormenta
Compreendo a paixão lenta
Arde como vidro em bronzear
Sobre cinzeiro aborrecido
Das almas que ele afugenta

in Argila                

______________________________




Vou-te pintar
Na minha mão
Nos autocarros da manhã
Em que nunca entrei
Afogados estamos nós
Na cama e sozinhos
Quando os nossos pulsos são de porcelana
Quando podemos ser mais que obsidiana
Obsidiana clara, seriamos

in Argila


Apresentando o seu livro na Biblioteca da Tomás Cabreira - 2016

Apresentando o seu livro na BESTC - 2016

Apresentando o seu livro na BESTC - 2016

                  




Notas Biogáficas


         Eva Anjos foi nossa aluna na Escola Secundária Tomás Cabreira em meados dos anos 10 do século XXI.
                               
          Vinda de uma família tipicamente portuguesa, Eva Anjos nasceu em Faro, a 28 de Junho de 1999. Passou grande parte da infância com a sua avó materna e começou o ensino aos cinco anos, no infantário, um ano antes de entrar na escola primária.
Passou desde o 1º até ao 7º ano de escolaridade no Colégio Bernardette Romeira, em Olhão, o restante tempo de ensino foi e é realizado no agrupamento escolar Tomás Cabreira, em Faro, onde estuda Artes Visuais. Escreve, desde os seus 8 anos, narrativas, guiões, poemas e letras musicais, o seu primeiro livro completo é Argila.
          A Eva Anjos, nascida em 1999, foi aluna do quadro de excelência do Colégio Bernardete Romeira, em Olhão, em 2010, 2011 e 2012 (5º, 6º e 7º ano respetivamente). Em 2008, apenas com 8 anos participou em duas exposições de "Filatelia" em Olhão e em Faro, promovidos pelos Municípios de Olhão e Município de Faro (no Museu Municipal), onde apresenta a coleção de selos com poemas e textos. Em 2010, com 10 anos, ganhou o 1º lugar no concurso "Logótipo para os produtos de Olhão". E continuou a participa em várias exposições: em 2012 na FilexGaya, em Gaia e em 2014 com a coleção "Borboletas o animal exótico", também com textos, nas Comemorações no centro Cultural de Estoi Poeta António Aleixo.

in primeira aba de Argila

Sem comentários:

Enviar um comentário