quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Haussman, Adolfo



BIOGRAFIA

Artista. Professor na Escola de Desenho Técnico de Pedro Nunes, em Faro.
Nasceu em 1858 na Áustria em Viena e faleceu em Friedland em 1929.
Em 1889 veio para Portugal como professor de Desenho Ornamental nas Escolas de Desenho, onde trabalhou primeiro em Torres Vedras e depois em Tomar.
Em 1997 fixou-se em Faro até 1916.
Foi expulso de Portugal no início da 1ª Guerra pela sua origem e foi viver para Madrid. Ainda tentou regressar a Faro mas nunca o conseguiu.

Temos a carta onde faz esse pedido - procurar

Temos uma carta a defendê-lo?

A qualidade da sua pintura e os seus conhecimentos foram sempre reconhecidos em especial pelo diretor da Escola, o também pintor Carlos Augusto Lyster Franco que, conjuntamente promoviam as exposições de trabalhos escolares, no final dos anos letivos.

 Ainda como professor é considerado  um dos mentores do pintor Carlos Filipe Porfírio.

Como artista, o seu nome também está intimamente ligado ao monumento a Ferreira de Almeida, inaugurado a 5 de Julho de 1910 : o conhecido obelisco situado na baixa farense, na avenida de República. Foi por ele desenhado, enquanto  Mestre da Escola Pedro Nunes, , a escola profissional e artística fundada em Faro, em 1888, em edifícios da actual rua do Município. Nesse mesmo atelier lecionavam pintores de renome como Ezequiel Pereira e o  Diretor Carlos Augusto Lyster Franco. 



 A inauguração do obelisco  foi um momento alto na cidade de Faro, comparando-se mesmo a outros monumentos europeus do século XIX. Houve festa, representações teatrais, filarmónicas e discursos.
A construção do referido monumento foi possível pelas contribuições dos grande industriais de Faro e 
 foi executado nas oficinas do mestre canteiro Tomaz Ramos, situadas na rua Miguel Bombarda.

O medalhão em bronze desenhado por A. Haussman representando Ferreira d`Almeida

https://statues.vanderkrogt.net/object.php?webpage=ST&record=ptag026


E voltando ao artista Adolfo Haussman  é de salientar o facto de ter conhecido e trabalhado com o Pintor Gustav  Klimt um dos nomes mais importantes da Arte Nova, de quem sofreu grande influência.

Estas informações foram retiradas do resumo da tese de doutoramento em Belas-Artes /Desenho de Luís Augusto Fernandes Lyster Franco:

https://repositorio.ul.pt/handle/10451/8418

Da mesma tese sobre Haussman  retirámos estes dois autorretratos:



Sem comentários:

Enviar um comentário