sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Magalhães, Joaquim










Pretérito Perfeito

Pretérito imperfeito
de uma vida,
mais ou menos vivida
sem rumo nem jeito,
à espera de mim,
do que eu me suponho,
ou do que eu me sonho
capaz e não faço.
Ata-me um cansaço
das coisas, de mim,
cansaço sem fim,
tão forte e subtil
que nunca consigo
passar dos projetos
que esboço num sonho
de revelação.
Se digo que sim,
que me descobri
capaz de fazer,
a vida diz não
e páro cansado.
Já resignado,
a não vir a ser
aquilo que, em sonho,
mil vezes sonhado,
eu sou e não sou.
É mais forte a vida
que o sonho sonhado;
ai vida sem vida
que me tens atado!
 


 
_______________________________

  • Quadra de JM ao jeito alexiano

Cada um é como é,
e, por isso, eu sou assim,
dei todo o meu tempo aos outros,
fiquei sem tempo para mim.

_______________________________

  • Quadra de António Aleixo a homenagear o Dr. Joaquim Magalhães

Não há nenhum milionário
que seja feliz como eu
Tenho como secretário
um professor do liceu.

_______________________________

Joaquim Magalhães foi professor e reitor do Liceu de Faro/Escola João de Deus é o patrono da escola dos 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira.
_______________________________

Notas Biográficas

      Joaquim da Rocha Peixoto Magalhães, Porto - 1909, Faro -1999.
    Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1931); professor efectivo dos Liceus (1934-1975); reitor (1969-1974) e presidente do Conselho Directivo do Liceu de Faro (1974-75). 
   "Secretário" de António Aleixo tendo conseguido as primeiras edições de obras do poeta e organizado Este livro que vos deixo (com Tossan); colaborador de jornais, assegurou durante mais de 30 anos "Os 7 dias da semana" em O Algarve (parcialmente reunidos em volume em 2009);
dirigente de várias associações, em especial do Círculo Cultural do Algarve (1942-1972) .
     Publicou ensaios sobre António Aleixo, João de Deus, Manuel Teixeira Gomes, Emiliano da Costa e Bernardo Passos; reuniu algumas prosas com o título de Cartas Sem Código Postal e alguma poesia em Pretérito Imperfeito.
    Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.


Joaquim Magalhães com alunos (Sónia, Lourenço e Tiago) da (sua /nossa) escola com o seu nome em 1997

Sem comentários:

Enviar um comentário