sábado, 9 de janeiro de 2021

José Inácio de Brito








A vida profissional do nosso "Mestre Zé de Brito" passou por Faro, Évora e Porto, onde foi professor, diretor e orientador de estágios pedagógicos.
Em 1949/1950, aquando da inauguração da Escola Técnica Elementar Serpa Pinto, em Faro*, José de Brito iniciou as suas atividades pedagógicas na companhia de outros ilustres professores: "o Diretor e conhecido pintor Jorge Escalço Valadas, os drs. Formosinho Mealha, Conceição Sintra, eng. Diamantino Piloto, prof. Américo Nunes da Costa, cónego Vieira Falé, mestres, além do referido, José Alfredo de Sousa, Mário Mateus, António Nicolau, etc", como "Auxiliar Provisório   de Trabalhos Manuais.
Nos anos 50 a 70 desenvolveu a sua atividade na Escola Industrial e  Comercial de Évora** onde desempenhou as funções de Presidente do Conselho Diretivo.

O Mestre José de Brito é também artista e o seu amigo e antigo aluno João Leal, num dos seus artigos realça a beleza dos seus trabalhos em talha e refere que estes são dignos de pertencer ao espólio de qualquer museu, nomeadamente ao Museu Municipal da sua cidade natal. Isso mesmo se confirma nas fotos que se seguem, de alguns pormenores do seu atelier/oficina...






E é da autoria de José de Brito o logotipo da nossa AAAETC - Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, cujo blogue pode ver aqui.
O seu nome também foi atribuído pela AAAETC ao prémio "Melhor Aluno do Ano de 2014/2015".



Fotografia de 2018 no blogue AAAETC com Brito Figueira, José Brito, Isabel Coelho, Mário Zambujal, Poeira e Piloto.


E divulgamos também o blogue da AAA-EICE-EGP (Associação dos Antigos Alunos da Industrial e  Comercial de Évora - Escola Secundária Gabriel Pereira), onde podem ser encontras muitas referências ao Mestre Brito.


Fotografia de 2012 no bloque AAA-EICE-EGP com Estevão Ramalhosa e Esposa, Marcos Olimpio e José Brito (Mestre Brito)

Links:

Crónica de Faro: Os 90 anos do “Mestre Zé de Brito”, artigo publicado no jornaldoalgarve.pt em 9/3/2019, pelo nosso João Leal*, de que, com a devida vénia, reproduzimos: "No mestre José Inácio de Brito, para todos e apenas tratado, com carinho, respeito e afeto pelo “Zé de Brito”, reúnem-se múltiplos itens que vão do aluno dedicado e pedagogo reconhecido (Faro, Porto e Évora), ao “embaixador” do seu querido Algarve, de modo próprio na capital alentejana. Ao interventor cultural e associativo, ao artista (a sua casa, ali nas traseiras do campo da feira, é um museu e dele é o emblema – símbolo da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira), ao exemplar e devotado chefe de família, ao cidadão íntegro e vertical e ao amigo, que tem o coração do tamanho do Universo onde cabem todos os seus amigos, que inimigos nunca lhe conhecemos".

- Crónica de Faro:  Bodas de Prata dos “costeletas", artigo publicado no jornaldoalgarve.pt em 16/4/2016, por João Leal, de que destacamos:  "Como sempre acontece em “dia de aniversário” a festa decorreu com o almoço na cantina, bem pertinho da Alameda, um mundo prenhe de recordações e dois factos, para além do convívio em si mesmo, se destacaram: a entrega do prémio “Melhor Aluno 2014/15” que o foi para a hoje aluna de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Isabel Inês Soveral, de que se encarregou e, este ano, escolhido para patrono da distinção, o professor Mestre José Inácio de Brito..."
 
Fotografias de 2016 no blogue da AAAETCInês; O Patrono Professor José Inácio de Brito e a Diretora Ana Paula, entregam o prémio à mãe da aluna Costeleta Inês Quintas Soveral

* A Escola Escola  Técnica Elementar  Serpa  Pinto, integra o histórico da Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro.
** A Escola Industrial e  Comercial de Évora é atualmente a Escola Secundária Gabriel Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário