sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Vieira, Henrique Freitas


Excerto do Livro Tomás Cabreira  de Henrique Freitas Vieira, editado pela Escola Secundária de Tomás Cabreira de Faro e publicado  em 2008, ano  de Comemorações:  90 da morte do Patrono,  100 do  Edifício e 120 de Escola.

Tomás Cabreira como professor


          "A par dos vastos conhecimentos científicos adquiridos nos seus cursos, cujas cadeiras de Matemáticas puras e aplicadas lhe imprimiam a mais rigorosa disciplina mental, leu os principais autores clássicos nacionais e estrangeiros, versou a História, a Sociologia, a Crítica de Arte. (...) Tão valioso cabedal de saber foi também enriquecido pelas viagens que realizou em Espanha, França, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, Áustria e Hungria, cujos monumentos e museus visitou minuciosamente, tendo ainda as facilidades provenientes de conhecer perfeitamente as línguas espanhola, francesa, italiana, inglesa e alemã. "
"Tomás Cabreira foi igualmente um professor modelar. Seguiu o magistério por vocação e dedicação, contrastando com tantos outros que fazem desse sacerdócio um mesquinho frete. Desde muito novo, sendo ainda estudante de preparatórios ( equivalente ao actual ensino secundário ),
leccionava nos centros republicanos e, mais tarde, na antiga Associação Académica.
Quando começou a regera cadeira de Química Orgânica na Escola Politécnica, sentiu-se logo inteiramente à vontade, pela facilidade de exposição e pelo perfeito conhecimento da matéria. A dicção elegante, o timbre agradabilíssimo da voz, o porte distinto e a afabilidade de maneiras e, superior a essas qualidades pedagógicas, um admirável critério de equidade, depressa lhe atraíram a admiração e a simpatia de todos os alunos.
Foram dezoito as gerações académicas que receberam as suas lições, pois só não regeu enquanto foi parlamentar, e todas elas testemunham o seu alto mérito como professor.
É que Tomás Cabreira não ministrava só a ciência: incutia bondade, transmitia algo das excelências do seu espírito, sugeria correcção, cavalheirismo." 

Sem comentários:

Enviar um comentário