segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Tóssan

 







Tal e coisa...

Quando ela me apareceu
vinha tal qual
como prometeu
E na intimidade
da solidão
ficamos enraizados
a trocarmos amor
E tal e coisa...
E coisa e tal...
Mais prá esquerda
mais prá direita
e continuamos
entre as fendas do silêncio
e porque tira e porque deixa
e tal e coisa e coisa e tal
ela já não dizia coisa com coisa
e eu tal e qual tal e coisa
tal como ela e eu tal qual

Amor descalço
(Dedicado à Manuela)

Ela ia minada de beleza
E eu, pé-ante-pé, seguia-a
como um íman preso
à memória que fica.
No entanto,
a indecisão se foi evaporando
até acender o meu espanto.
E para não me ouvir os passos
descalcei-me
E, descalço, ia no encantado encalço
do seu encanto.
De repente ela parou.
Fiquei mudo de atitudes!!!
E antes que eu falasse,
disse-me: Cale-se!
E eu calcei-me...

in, Tóssan: Versos côncavos e com versos

A girafa

A girafa,
girafa gira,
gira girafa girou
que de tão gira
a girafa
com este nome ficou!

O ananás

O ananás
começa pela ana
é uma mina
em vitaminas.
Quando o vão comer
perde o penacho.
Se o juntarem
com vários frutos
faz uma rica salada
de frutos
e desfrutas.

Camaleão

Lagarto pintado, 
lagarto tintão, 
lagarto pintado 
camaleão!...

Lagarto, lagarto, 
politiqueiro,
está sempre à coca
lá no coqueiro...

Muda de cor
quando convém, 
lagarto que vai, 
lagarto que vem...


in: Tóssan: Lógica zoológica, Frutos e desfrutos,  Animalia, Contos e descontos


O Sol e a Lua de Tóssan lido por por Ana F.
Pode ouvir mais autores num site wix de divulgação de autores algarvios, elaborado por  Ana F. e Catarina L. e que pode ver aqui: al1234.wisite.com/1234



Biografia

António Fernando dos Santos, mais conhecido por Tóssan nasceu em Vila Real de Santo António, 1918 - e faleceu em  Lisboa, 1991.
Pintor, ilustrador, caricaturista, cenógrafo, decorador, gráfico, poeta.
Foi o autor do logotipo da Universidade do Algarve.
Pertenceu, desde 1947, ao Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), onde foi cenógrafo e caracterizador.
A sua primeira obra como ilustrador foi a capa do livro «O Teatro dos Estudantes de Coimbra no Brasil».
Entre 1961 e 1964, orientou os trabalhos gráficos da Embaixada do Brasil em Lisboa, cuja Biblioteca Sala Brasil decorou.
Na imprensa, foi um dos criadores do suplemento juvenil do Diário de Lisboa e colaborador do jornal humorístico O Bisnau.
Foi o autor do cartão da tapeçaria do salão nobre da Procuradoria-Geral da República, em Lisboa.


Bibliografia

Sem comentários:

Enviar um comentário