sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Inocêncio, Pedro



       Pedro Tomás da Costa, jornalista estagiário do Diário de Notícias, tentava assimilar todos os acontecimentos e implicações daquele que tinha sido o seu alucinante e tumultuoso primeiro dia de trabalho no terreno. E que primeiro dia!

O atentado que havia presenciado iria mudar o mundo, tal e qual ele o conhecia. Aquele não era apenas um ato terrorista contra a vida de terceiros. Aquele rasgo arrebatador, composto por sons estridentes, era uma conjuntura calculada e mecanizada de uma forma impiedosa e desalmada. Mordaz. Tirana, até. Aquele era um atentado à democracia e ao estado de direito português. Um ato de guerra contra Portugal!

25 de abril de 2021, feriado nacional, Dia da Liberdade. O dia que marca a libertação de um povo sob o jugo de uma ditadura cruel e retrógrada.

Como acontece todos os anos, desde aquele célebre dia do ano de 1974, em que se inverteu o rumo de um país estagnado e isolado do resto do mundo, a Assembleia da República recebia as mais ilustres figuras da nação: desde o atual Presidente da República, ao Primeiro-Ministro,
passando pelos chefes de estado devotos aos governos anteriores, bem como Ministros e Secretários de Estado, Deputados e principais representantes dos diversos organismos públicos. Estavam lá todos, de cravo na lapela, para celebrar o Dia da Liberdade e da fraternidade.

in "A Princesa do Índico", pág.10

                                                      ______________________________


Para participar no concurso "Cont'Arte Audioleitura 2020" pode ler o excerto acima publicado  ou qualquer outro do autor.


______________________________

Pedro Inocêncio foi aluno  na escola Tomás Cabreira, nos finais do século XX e professor na primeira década do século XXI.
______________________________


Biografia



      

  Pedro Inocêncio adora escrever e tem vindo a conquistar cada vez mais apreciadores da sua escrita vibrante e espontânea. A sua página de autor conta com mais de vinte e cinco mil seguidores.
        "Tudo Acontece por uma Razão" é o seu arrebatador romance de estreia. Lançado em finais de 2015 já vai na segunda edição. As críticas ao livro são equivalentes ao prazer de quem o lê.
       "A Herança Nazi" é o seu segundo livro. Trata-se de um invulgar e eletrizante romance histórico, desenhado à imagem da originalidade emblemática do seu autor." Um verdadeiro tsunami de emoções" é a opinião de quem já leu este insólito enredo.
        Pedro Inocêncio conta ainda com uma significativa e engenhosa coletânea de poemas, letras para canções e textos editados. Basicamente o autor gosta de escrever sobre tudo o que o inspira.
         Na opinião do escritor existem três coisas fundamentais nesta vida: saber viver bem com aquilo que a vida nos dá, usufruir ao máximo da companhia  daqueles que mais amamos e outra coisa qualquer que também está relacionada com as duas anteriores...
       "A Princesa do Índico" é o seu terceiro romance. Mais uma vez o escritor considera um privilégio extraordinário poder conviver diariamente com o Pedro e a Bahira, personagens principais da trama, e viver , na primeira pessoa, esta aventura maravilhosa.


                                                      ______________________________

Alguma vez te disse  

Alguma vez te disse, como é bom ver-te sorrir
Entrar na nossa casa, não ter pressa de sair
Já alguma vez te disse ou esqueci-me de explicar 
Nem sempre os sentimentos são fáceis de decifrar

Sempre que estás ao meu lado
Sinto a magia que nos envolve 
Não há futuro nem há passado 
Apenas o romance no ar

Alguma vez te disse como é bom ouvir a canção
Sentados na poltrona inventamos o serão
Falaste-me de gente, ruas, praias e cidades
Nos palácios, monumentos, somos nós as celebridades

E ninguém sabe os segredos
Que escondemos na palma da mão 
Tu sabes que o nosso enredo está 
Escrito no mesmo guião

E tu, libertas-me dessa ansiedade 
Sim, tu, refletes a minha vontade
E tu, surpreendes-me com o  prazer 
Mesmo sem querer

Sempre que estás ao meu lado 
Eu sinto a magia que nos envolve 
Não há futuro nem há passado 
Apenas o romance no ar

E tu, libertas-me dessa ansiedade 
Sim, tu, confrontas-me com a verdade 
E tu, surpreendes-me com o prazer 
Mesmo sem querer
   
in "Tudo Acontece Por Uma Razão", páginas 336 e 337

                           __________________________________________



Pedro Inocêncio no wook: https://www.wook.pt/autor/pedro-inocencio/3466324
e no facebook. https://pt-pt.facebook.com/escritadopedroinocencio




1 comentário:

  1. Um orgulho e uma enorme honra as minhas palavras fazerem parte desta iniciativa da minha escola de sempre! Obrigado 🙏

    ResponderEliminar