quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Uva Júnior, José de Sousa






    










Caricatura de José Sousa Uva desenhada por outro antigo aluno e professor das nossas escolas, Francisco  Zambujal.


Poema de José Sousa Uva sujeito ao seguinte mote:

 Mote

Nunca pode quem não ama
Dizer que goza algum bem,
Julga viver e não vive,
Julga ter alma e não tem.

        ------
Chega a ser forte tortura
O beijar hoje uma dama,
Tolerar tanta pintura
Nunca pode quem não ama.
        ------
Dá-se um beijo, vai-se a tinta,
Vejam lá que graça tem?!
Como pode quem se pinta
Dizer que goza algum bem?
        ------
E quem rape as sobrancelhas,
Ou da face a cor avive,
Para amor, é como as velhas,
Julga viver e não vive.
        ------
Caralinda ao natural,
Essa, sim que agrada bem.
Quem "batom usa, afinal,
Julga ter alma e não tem.


Retirada do blog BRACADAS de João Brito e Sousa, de uma crónica sua, onde recorda  Poemas do  Dr. Zé  Uva:

LUA VELA....

Se da insónia o tormento
Me acutila o pensamento
Porque és nova, porque és bela,
Em noites de Lua Cheia
Só me consola esta ideia
É certo que a Lua vela.

Como eu, a triste Lua
Só tem luz que não é sua
Pois deixa-a de manhã cedo,
Não me deixes tu também
que a luz só de ti me vem
mas, louca, não tenhas medo...

Terás mais luz e mais brilho
Se o bom Deus nos der um filho,
Formoso como uma estrela.
Gostas de estrelas ainda?
Faz uma lua tão linda!
Vem conversar à janela..

Vem ver o Céu pois eu quero
Dizer a Deus quanto espero
Do meu filho, o meu brinquedo!
Se nos beijarmos com ânsia...
Isso não te importância
Que a Lua guarda segredo...


Biografia

Nasceu a 14 de agosto de 1890 em  S. Brás de Alportel
Exerceu a atividade docente na Escola Tomás Cabreira onde lecionou "Noções de Comércio", "Direito Comercial e Economia Política"
Foi diretor  da mesma escola
Poeta, repentista e compositor musical destacou-se na música tradicional algarvia, tendo composto o corridinho "Estão Verdes".



1 comentário: