sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

O projeto Cont'Arte

     Este é um dos projetos do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira (AETC) e tem como objetivos principais a promoção da leitura e a produção de interpretações artísticas (teatro, dança, música, textos, desenhos, ilustrações, vídeos, audiolivros…) a partir de textos de autores do Agrupamento. E por isso mesmo, é também um projeto de memória, isto é, de divulgação da nossa memória coletiva, que se enquadra na implementação da "Flexibilidade Curricular" e da "Estratégia da Educação para a Cidadania" do AETC.

       Muitos dos autores deste blogue foram alvo de trabalhos e de leituras de alunos, que já se encontram nos respetivos autores. Mas temos mais textos e leituras que irão enriquecer o bloque. Entretanto ficam aqui alguns sites, vídeos e leituras áudio (alguns feitos em ensino à distância - E@D), que oportunamente serão integrados nos respetivos autores. Aqui ficam alguns exemplos:

O Vampiro de Carlos Augusto Lyster Franco 
Recriação artística do conto por: Filipe Palma, Isabelle Nóran, Isaura Peres, Pamela Bender e Sava Manojlovic.


Site Cont'Arte com leituras áudio
Site de Adriana Zhuk com biografias e leituras de seis autores Cont'Arte.


Dezenas de ilustrações com base em leituras e interpretações de contos de Carlos Augusto Lyster Franco. Foram realizadas com técnicas várias, em A4 e A3, por alunos de turmas de Artes Visuais. Nota: iremos aqui os nomes dos nossos artistas.


Contos de Carlos Lyster Franco (professor e diretor da nossa escola nos anos 10 -e mais alguns- do século XX) com ilustrações de alunos de Artes Visuais no final dos anos 10 do século XXI. 
Estas obras tem edição da equipa das Bibliotecas Escolares e na sua produção colaboraram também alunos de Cursos de Ciências e Tecnologias e do Curso Profissional de Secretariado, que colaboraram, entre outros, na feitura do necessário glossário.


Leituras por Beatriz Lua.


Leituras por Leonor C.


      Pode clicar aqui para ver uma apresentação preparada pela equipa das Bibliotecas Escolares do Agr. Tomás Cabreira e divulgada em julho de 2019 num encontro de partilha e discussão de "Boas Práticas nas Bibliotecas Escolares do Algarve".


http://www.agr-tc.pt/bibliotecas/contarte-apresentacao/apresentacaocontarte16jul2019.pdf

1 comentário:

  1. Agradeço a homenagem que fazem aqui ao meu avô, mas peço desculpa por alertar que o nome dele era Artur Costa e não António Costa, o que pode ser confirmado pelas assinaturas nos quadros, pelo que agradeço a correção. Cirila Gabriela Costa Gago Nunes.

    ResponderEliminar