sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Silva, Cavaco

Aníbal Cavaco Silva




Apesar das dificuldades, guardo boas recordações do tempo de estudante em Faro. Ainda hoje mantenho contactos amigos com companheiros dessa época e, quando olhamos para trás, é com muita alegria que o fazemos. As partidas que pregávamos no trajeto do comboio, os jogos de bola, matraquilhos, bilhar e pingue-pongue, as corridas no jardim da Alameda, contíguo à escola, com que ocupávamos as horas mortas antes e depois das aulas, tudo isso nos traz à memória uma espécie de inocência que as gerações actuais terão dificuldade em compreender. Tornei-me um exímio jogador de pingue-pongue e integrei a equipa da minha escola, que defrontava outras escolas do Algarve. O professor de Educação Física, Américo Nunes da Costa, um verdadeiro amigo da «malta», instigou em mim o gosto pela prática do desporto  e ainda hoje faz parte do grupo de amigos dessa época.


in Autobiografia Política de Aníbal Cavaco Silva





Biografia


 Cavaco Silva professor, político, 1º ministro, Presidente da República foi  aluno do AETC (Escolas Serpa Pinto e Industrial e Comercial de Faro) nos anos 50 do século XX.

       Aníbal Cavaco Silva, nascido a 15 de julho de 1939, em Boliqueime, Loulé. É casado com Maria Alves da Silva Cavaco Silva. O casal tem dois filhos e cinco netos.
         Foi o 19º Presidente da República Portuguesa entre 2006 e 2016.
        Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, Lisboa, e doutorado em Economia pela Universidade de York, Reino Unido. Foi docente do ISCEF, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e Professor Catedrático na Universidade Católica Portuguesa.
         Foi investigador da Fundação Calouste Gulbenkian e dirigiu o Gabinete de Estudos do Banco de Portugal. Exerceu o cargo de Ministro das Finanças e do Plano em 1980-81, no Governo do Primeiro-Ministro Francisco Sá Carneiro, e foi Presidente do Conselho Nacional do Plano entre 1981 e 1984. Presidiu ao Partido Social Democrata (PSD) entre maio de 1985 e fevereiro de 1995.
         Foi Primeiro-Ministro de Portugal entre 1985 e 1995. Foi um protagonista ativo no processo de construção europeia, assumindo papel central em algumas grandes decisões, influenciando as opções inscritas no Tratado de Maastricht e garantindo a adesão do escudo ao Sistema Monetário Europeu, criando condições para a integração de Portugal no primeiro grupo de países da moeda única europeia.
        Doutor Honoris Causa pelas Universidades de York (Reino Unido), La Coruña (Espanha), Goa (Índia), León (Espanha) e Heriot-Watt (Edimburgo, Escócia), e membro da Real Academia de Ciências Morais e Políticas de Espanha, do Clube de Madrid para a Transição e Consolidação Democrática, da Global Leadership Foundation e do Instituto Internacional de Finanças Públicas.

in wook.pt

Bibliografia

 O Mercado Financeiro Português em 1966, 
Economic Effects of Public Debt, 
Política Orçamental e Estabilização Económica, A
Política Económica do Governo de Sá Carneiro, 
Finanças Públicas e Política Macroeconómica,
As Reformas da Década, Portugal e a Moeda Única, 
União Monetária Europeia, Autobiografia Política, Volumes I e II, e 
Crónicas de Uma Crise Anunciada.

As intervenções mais importantes produzidas como Primeiro-Ministro
 Cumprir a Esperança (1987), 
Construir a Modernidade (1989), 
Ganhar o Futuro (1991), 
Afirmar Portugal no Mundo (1993) e 
Manter o Rumo (1995). 

 As intervenções mais importantes produzidas como Presidente da República
Roteiros I a X.


http://www.agr-tc.pt/sitesantigos/cavaco-silva-antigoaluno-artigo2002-revista-focus/

http://www.agr-tc.pt/sitesantigos/cavaco-silva-antigo-aluno-artigo2008-revista-focus/







Sem comentários:

Enviar um comentário