segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Leal, João


 João Francisco Manjua Leal

"Mais do que uma barreira natural separatista, o Guadiana (que o sempre lembrado José Barão nos legou esse gesto tão prenhe de significado de percorrer desde o seu nascimento num aprazível local a 1700 metros na Lagoa da Ruidera, na província espanhola de alicante até à foz, na Terra Mãe da pombalina Vila Real de Santo António) tem que constituir, mormente nestes tempos de crise global, o “Rio Jordão” de uma cooperação multirregional e de lançamento de iniciativas e realizações que possam ter impacto à escala universal, como sucedeu nos séculos XV e XVI.
Vem isto a propósito do desconhecimento existente entre os povos vizinhos e amigos, algarvios e andaluzes, por vezes unidos por secular laços familiares e tantos outros e que a Ponte Internacional, com tantos anos de atraso, veio concretizar no seu betão e na funcionalidade, desde o ano de 1992, a quando da Exposição Universal de Sevilha, na assinalada comemorações do V Centenário do Descobrimento das Américas.

"Tão perto e tão distantes" (excerto) de artigo de João Leal no Jornal do Algarve

Notas biográficas

Nasceu em Faro, em 1937.
 Foi aluno nas escolas "Serpa Pinto" e "Industrial e Comercial de Faro" / Escola Secundária de Tomás Cabreira, no final dos anos 40 e nos anos 50 do século XX.
Diretor e professor da Escola de S.Luís
Diretor e professor da Escola da Fuzeta (anos 60/70 do séc.XX)
Professor de jornalismo no Liceu de Faro
Fundador da Região de Turismo do Algarve 
Assessor do Governo civil de Faro.

 É um dos mais conceituados jornalistas algarvios. Começou há mais de seis décadas, tendo colaborado em muitas publicações da impressa escrita, regional e nacional, e também em algumas rádios. Trabalhou pelo prestígio do seu Algarve quando exerceu funções na Região de Turismo do Algarve e no Governo Civil de Faro. 

1 comentário:

  1. Agradeço a homenagem que fazem aqui ao meu avô, mas peço desculpa por alertar que o nome dele era Artur Costa e não António Costa, o que pode ser confirmado pelas assinaturas nos quadro, pelo que agradeço a correção. Cirila Gabriela Costa Gago Nunes.

    ResponderEliminar