terça-feira, 9 de novembro de 2021

Américo José Nunes da Costa


Natural de Tancos, freguesia de Paio de Pele, concelho de Barquinha  (14 de Maio de 1921),

 Licenciou-se em Educação Física 

Foi professor do quadro da Disciplina de Educação Física nas Escola Técnica Elementar Serpa Pinto  desde 26 de maio de 1949 até 31 de Dezembro de 1952 e de 1 de Janeiro de 1953 até 30 de Setembro de 1956 na Escola Industrial e Comercial de Faro , como consta do Registo Biográfico do seu Processo Individual, guardado no Arquivo Do Agrupamento das Escolas Tomás Cabreira.

Depois disso desempenhou funções em Lisboa, mas nunca esqueceu a sua cidade e os seus colegas. Foi mesmo o grande impulsionador da formação da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira.

Assim, no dia 2 de Abril de 1991, na Casa do Algarve, em Lisboa, perante o Notário do 11º Cartório Notarial daquela cidade, subscreveram a Escritura Pública de constituição da Associação os 5 membros da Comissão Instaladora sendo ele o nº 1. 

 lista completa da referida Associação pode ser consultada no seguinte link:

http://www.agr-tc.pt/sitesantigos/aaaetc/direccao.html 

Teve mesmo a honra de ser proposto por vários associados e  aprovado por unanimidade e aclamação que o Sócio Nº 1 Américo José Nunes da Costa seria designado:

PRIMEIRO SÓCIO HONORÁRIO DA ASSOCIAÇÃO


As suas características humanas e pedagógicas estão sublinhadas na crónica de João Leal que pode ler no seguinte link: https://jornaldoalgarve.pt/cronica-de-faro-no-centenario-do-professor-americo/ Crónica de Faro: No centenário do professor Américo.






Como também aí é referido vai realizar-se este ano  o idealizado programa da comemoração centenária do Professor Américo, com a Direcção da AAAETC, presidida pelo dinâmico Florêncio Vargues com a abertura de um espaço na Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento, que lhe é dedicado e onde figura o espólio pelos seus filhos doados ao organismo associativo dos «costeletas».



Para destacar a acção do Professor Américo,vamos socorrer-nos das referências feitas pelo inesquecível Franklin Marques no "discursinho rimado" em 1994:

 

E, com todo aquele afecto

que se tem por quem se gosta,

lembrar o nome dilecto 

d'Américo Nunes da Costa.

Porque afinal, e em verdade,

a nossa Associação

nasceu da tenacidade,

do querer e da vontade

deste homem de excepção

 In:http://costeletasfaro.blogspot.com/2009/04/

 




Sem comentários:

Enviar um comentário